Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Encantada por Mário de Andrade!

Dayana da Costa Pedroso (1802) com seus quase 14 anos, não é uma leitora qualquer. Só no período de fevereiro até hoje já leu 22 títulos retirados na Sala de Leitura da Escola.
Lê, comenta, recomenda aos colegas, troca alguns com seu irmão Filipe, da 1702 (17 títulos retirados, até agora!) e gosta de citar sempre a Coleção Entre Linhas, da Editora Atual, como sua preferida!


Semana passada levou para casa O Mário que não é de Andrade, de Luciana Sandroni (Editora Claro Enigma) e voltou hoje para contar o quanto ficou impressionada com o Modernismo e a biografia do autor que, até então, não conhecia! Queria saber se na Sala de Leitura encontraria Macunaíma, e estranhou o fato de Mário de Andrade não "gostar" de Monteiro Lobato.
Discussão de gente grande, merecia uma conversa sobre as propostas do Modernismo, o ineditismo de Monteiro Lobato para a Literatura Infantil Brasileira, e conhecer um pouco mais do autor que conheceu através do livro que leu... 
Mostrei a ela Fotobiografias, Edição bem cuidada da Alumbramento, com fotos documentais da vida de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Drummond.
Conversamos também sobre "o que quer ser quando crescer"! Falei com ela sobre a profissão de bibliotecária, quando estaria constantemente cercada de todos os livros que quisesse! Disse também que podia ser uma pesquisadora da Literatura, fazer uma especialização em Literatura Infantil e viver conversando e estudando o assunto... 
Quem sabe?

Feliz, levou Macunaíma para casa!


3 comentários:

  1. Parabéns Dayana! Fiquei muito feliz com esta notícia! Conquistou estrelinha dourada! Ler é uma grande viagem e um aprendizado maravilhoso! Continue esta leitora exemplar e capriche nos estudos!Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Belo exemplo! Vamos divulgar esta leitora interessada e este blog movimentado no Rioeduca? Parabéns, Carol e toda equipe do GEC Rio de Janeiro! Parabéns, Dayana!

    ResponderExcluir
  3. Comentário da Dayana para a Sala de Leitura sobre duas outras leituras que a impressionaram: O DIÁRIO DE ANNE FRANK e O MENINO DO PIJAMA LISTRADO. Vale a pena a leitura do texto...

    ***


    O Diário de Anne Frank, para mim, não foi uma história, sabe, foi como se ela me contasse seu dia-a-dia desabafando comigo tudo que passou na vida dela!
    Por esse livro descobri bastante coisa do Nazismo e da história dos Judeus daquela época, junto com o livro O menino do pijama listrado.
    O Bruno do livro O menino do pijama listrado queria mostrar que os Judeus não eram aquilo que as outras pessoas pensavam, ele queria mostrar que eles eram bons, iguais às outras pessoas também, foi isso que fez gostar do livro!
    Já Anne Frank fez eu saber mais do que ela pensava, me fez saber da sua vida, que era uma vida muito isolada e nem imaginava já como estava envolvida, sofrendo e comendo comidas pobres, tendo que se esconder dos Nazistas porque ela era judia; foi um sofrimento muito grande para Anne!
    Esses livros, para mim, foram livros que me explicaram e ensinaram o que foi o Nazismo, e com eles eu entendi muito bem e descobri que leitura também ensina!

    DAYANA DA COSTA PEDROSO – 14 anos
    GEC (03.13.006) RIO DE JANEIRO


    DEPOIMENTO LIVRE APÓS A LEITURA
    DOS REFERIDOS TÍTULOS

    ResponderExcluir